

15
PRODUÇÃO DE TEXTO
Poema
Agora, você vai brincar com as palavras para
criar um poema.
Planejamento
Discuta com o professor e os colegas as se-
guintes questões:
●
●
Que tipo de linguagem vou empregar?
●
●
Qual será a forma do texto?
●
●
A quem vou apresentar o poema?
●
●
Onde o texto vai circular?
Escrita e revisão
1.
Pense no tema de seu poema e liste pala-
vras que se relacionem com ele.
2.
Escreva frases relacionadas ao tema com-
binando as palavras pela sonoridade, pelo
sentido que expressam, com ou sem rimas,
e as estruture em forma de versos e estrofes.
3.
Primeiro, faça um rascunho. Conforme for es-
crevendo os versos e as estrofes, utilize os re-
cursosqueachar necessáriosparadar expres-
sividade ao poema. Dê um título ao poema.
4.
Depois de pronto, faça uma leitura para
observar o ritmo do poema.
5.
Forme um grupo commais três colegas e
faça uma leitura do poema em voz alta.
Discutam o que é necessário acrescen-
tar, substituir, corrigir etc. para melho-
rar os textos.
6.
Passe o poema a limpo e faça mais uma
leitura e os ajustes finais.
7.
Com os colegas, leia as versões finais dos
poemas do grupo e, juntos, escolham
aquele que acharem mais interessante.
Esse poema será declamado em um jo-
gral, que deverá ser filmado.
EF35LP07, EF35LP23, EF35LP27 e EF35LP28
EF15LP05
8.
O jogral é ummodo de declamação de tex-
tos (em prosa ou verso) por um grupo de
pessoas. Para apresentá-lo, você e os cole-
gas devemobservar as orientações a seguir.
●
●
Decoremopoema, lembrandoquealguns ver-
sos ou estrofes serão declamados individual
mente e outros por todo o grupo. Dividames-
sas partes e ensaiembem a declamação.
●
●
Fiquematentos ao fato de que declamar é in-
terpretar o que o poema diz com emoção e
expressividade. Isso envolve voz audível, boa
dicção e expressão corporal (postura, olhar,
gestos adequados ao texto e à situação).
Apresentação
1.
Pronunciem bem as palavras e não se es-
queçam do ritmo, das pausas, da respira-
ção, observando o sentido das frases e a
pontuação empregada. Interajam com o
público por meio do olhar, dos gestos etc.
2.
Se quiserem, escolhamumamúsica ou outros
recursos para valorizar ainda mais o texto.
3.
A apresentação deverá ser gravada e, de-
pois de editada, postada em uma página
on-line
ou no
blog
da escola.
4.
Organizemcomo professor todos os poemas
revisados para que sejam digitalizados e pos-
tados com o vídeo na página ou no
blog
.
Avaliação
1.
Foi interessante escrever umtextopoéticopara
expressar sentimentos ou opiniões? Por quê?
2.
E sobre a possibilidade de usar a tecnologia di-
gital para tornar conhecidooseutextoeovídeo
de declamação da turma, o que você achou?
3.
Dê sugestões para aperfeiçoar uma próxi-
ma apresentação e também para outras
formas de divulgação.
4.
Pense, com o professor e os colegas, na
possibilidade de criarem um
vlog
. O que vo-
cê acha dessa ideia?
EF15LP09, EF15LP10 e EF35LP28
EF05LP26, EF15LP06, EF15LP07 e EF35LP07