Table of Contents Table of Contents
Previous Page  15 / 33 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 15 / 33 Next Page
Page Background

15

PRODUÇÃO DE TEXTO

Poema

Agora, você vai brincar com as palavras para

criar um poema.

Planejamento

Discuta com o professor e os colegas as se-

guintes questões:

Que tipo de linguagem vou empregar?

Qual será a forma do texto?

A quem vou apresentar o poema?

Onde o texto vai circular?

Escrita e revisão

1.

Pense no tema de seu poema e liste pala-

vras que se relacionem com ele.

2.

Escreva frases relacionadas ao tema com-

binando as palavras pela sonoridade, pelo

sentido que expressam, com ou sem rimas,

e as estruture em forma de versos e estrofes.

3.

Primeiro, faça um rascunho. Conforme for es-

crevendo os versos e as estrofes, utilize os re-

cursosqueachar necessáriosparadar expres-

sividade ao poema. Dê um título ao poema.

4.

Depois de pronto, faça uma leitura para

observar o ritmo do poema.

5.

Forme um grupo commais três colegas e

faça uma leitura do poema em voz alta.

Discutam o que é necessário acrescen-

tar, substituir, corrigir etc. para melho-

rar os textos.

6.

Passe o poema a limpo e faça mais uma

leitura e os ajustes finais.

7.

Com os colegas, leia as versões finais dos

poemas do grupo e, juntos, escolham

aquele que acharem mais interessante.

Esse poema será declamado em um jo-

gral, que deverá ser filmado.

EF35LP07, EF35LP23, EF35LP27 e EF35LP28

EF15LP05

8.

O jogral é ummodo de declamação de tex-

tos (em prosa ou verso) por um grupo de

pessoas. Para apresentá-lo, você e os cole-

gas devemobservar as orientações a seguir.

Decoremopoema, lembrandoquealguns ver-

sos ou estrofes serão declamados individual­

mente e outros por todo o grupo. Dividames-

sas partes e ensaiembem a declamação.

Fiquematentos ao fato de que declamar é in-

terpretar o que o poema diz com emoção e

expressividade. Isso envolve voz audível, boa

dicção e expressão corporal (postura, olhar,

gestos adequados ao texto e à situação).

Apresentação

1.

Pronunciem bem as palavras e não se es-

queçam do ritmo, das pausas, da respira-

ção, observando o sentido das frases e a

pontuação empregada. Interajam com o

público por meio do olhar, dos gestos etc.

2.

Se quiserem, escolhamumamúsica ou outros

recursos para valorizar ainda mais o texto.

3.

A apresentação deverá ser gravada e, de-

pois de editada, postada em uma página

on-line

ou no

blog

da escola.

4.

Organizemcomo professor todos os poemas

revisados para que sejam digitalizados e pos-

tados com o vídeo na página ou no

blog

.

Avaliação

1.

Foi interessante escrever umtextopoéticopara

expressar sentimentos ou opiniões? Por quê?

2.

E sobre a possibilidade de usar a tecnologia di-

gital para tornar conhecidooseutextoeovídeo

de declamação da turma, o que você achou?

3.

Dê sugestões para aperfeiçoar uma próxi-

ma apresentação e também para outras

formas de divulgação.

4.

Pense, com o professor e os colegas, na

possibilidade de criarem um

vlog

. O que vo-

cê acha dessa ideia?

EF15LP09, EF15LP10 e EF35LP28

EF05LP26, EF15LP06, EF15LP07 e EF35LP07