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b)

Encontro consonantal: As opiniões eram

diferentes.

c)

Sinônimo de

competição

: A zebra e o burro

achavam que poderiam ganhar a disputa.

d)

Monossílabo átono: A lebre teve uma ideia

genial.

2.

Escreva o número de letras e de fonemas das

palavras a seguir.

a)

pesado

b)

leopardo

c)

floresta

d)

velho

e)

líder

3.

Complete as palavras com

x

ou

ch

.

a)

 erife

b)

 ifre

c)

fa 

 ina

d)

 afariz

e)

rou 

 inol

f)

ca 

 oeira

g)

rela 

 amento

h)

borra 

 a

i)

 ícara

j)

fi 

 a

k)

 adrez

l)

 utar

UM POUCO DE GRAMÁTICA

Dígrafos

Observe este trecho do texto que você leu:

O problema é que a zebra

queria

se embele-

zar primeiro, e o

burro

também. Então, resolve-

ram pedir

conselho

à lebre, que era muito

conheci-

da

por sua esperteza em solucionar qualquer tipo

de disputa.

Nas palavras

queria

,

burro

,

conselho

e

co-

nhecida

ocorrem dígrafos.

Dígrafo

, como você já sabe, é a união de

duas letras que indica um só fonema, ou seja,

apenas um som.

Observe bem que, nessas palavras, o número

de letras não corresponde ao número de fone-

mas ou sons, porque os dígrafos são formados

por duas letras que equivalem a um só som.

Veja estes dígrafos:

ch

– chá

ss

– sossego

qu

– quero

nh

– ninho

– desça

gu

– pegue

lh

– repolho

sc

– desce

rr

– barro

xc

– exceção

Atenção:

qu

e

gu

somente são dígrafos quan-

do a letra

u

não é pronunciada.

Exemplos: quero – guerra.

Quando a letra

u

é pronunciada, não há dí-

grafo.

Exemplos: quatro – guaxinim.

ATIVIDADES

1.

Releia o texto e destaque algumas palavras

com dígrafos.

2.

Pinte os dígrafos das palavras a seguir.

a)

horror

b)

sangue

c)

medonho

d)

sorrir

e)

assombração

f)

apressado

g)

esquecido

h)

trabalho

i)

nascimento

j)

aborrecido

k)

atrapalhado

i)

nhoque