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b)
Encontro consonantal: As opiniões eram
diferentes.
c)
Sinônimo de
competição
: A zebra e o burro
achavam que poderiam ganhar a disputa.
d)
Monossílabo átono: A lebre teve uma ideia
genial.
2.
Escreva o número de letras e de fonemas das
palavras a seguir.
a)
pesado
b)
leopardo
c)
floresta
d)
velho
e)
líder
3.
Complete as palavras com
x
ou
ch
.
a)
erife
b)
ifre
c)
fa
ina
d)
afariz
e)
rou
inol
f)
ca
oeira
g)
rela
amento
h)
borra
a
i)
ícara
j)
fi
a
k)
adrez
l)
utar
UM POUCO DE GRAMÁTICA
Dígrafos
Observe este trecho do texto que você leu:
O problema é que a zebra
queria
se embele-
zar primeiro, e o
burro
também. Então, resolve-
ram pedir
conselho
à lebre, que era muito
conheci-
da
por sua esperteza em solucionar qualquer tipo
de disputa.
Nas palavras
queria
,
burro
,
conselho
e
co-
nhecida
ocorrem dígrafos.
Dígrafo
, como você já sabe, é a união de
duas letras que indica um só fonema, ou seja,
apenas um som.
Observe bem que, nessas palavras, o número
de letras não corresponde ao número de fone-
mas ou sons, porque os dígrafos são formados
por duas letras que equivalem a um só som.
Veja estes dígrafos:
ch
– chá
ss
– sossego
qu
– quero
nh
– ninho
sç
– desça
gu
– pegue
lh
– repolho
sc
– desce
rr
– barro
xc
– exceção
Atenção:
qu
e
gu
somente são dígrafos quan-
do a letra
u
não é pronunciada.
Exemplos: quero – guerra.
Quando a letra
u
é pronunciada, não há dí-
grafo.
Exemplos: quatro – guaxinim.
ATIVIDADES
1.
Releia o texto e destaque algumas palavras
com dígrafos.
2.
Pinte os dígrafos das palavras a seguir.
a)
horror
b)
sangue
c)
medonho
d)
sorrir
e)
assombração
f)
apressado
g)
esquecido
h)
trabalho
i)
nascimento
j)
aborrecido
k)
atrapalhado
i)
nhoque