Table of Contents Table of Contents
Previous Page  30 / 33 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 30 / 33 Next Page
Page Background

30

3

o

Ao chegar no

10 ou errar,

cede a sua vez

ao seguinte.

4

o

Depois de cada criança

ter tido sua vez, o pri-

meiro recomeça da casa

onde estava ao errar.

Disponível em:

https://vamosbrincar.org.br/

brincadeira/amarelinha-2. Acesso em: 12 mar. 2019.

2.

E agora, ficou mais claro o nome do jogo? Para

quem ainda não sabe, vai a dica final:

5

o

Vence quem

terminar a

amarelinha

toda.

6

o

Constituem erros: jogar

a pedra fora da casa de-

sejada ou sobre a linha

da figura; apoiar-se com

os dois pés no interior de

uma mesma casa; trocar o

pé de apoio durante o per-

curso e esquecer a pedra.

Disponível em:

https://vamosbrincar.org.br/

brincadeira/amarelinha-2. Acesso em: 12 mar. 2019.

3.

No texto que você lerá, o eu poético nos diz

que a mãe dele, quando criança, pulava corda e

amarelinha. Você já pulou corda ou amarelinha

alguma vez?

As histórias da

minha mãe...

Minha mãe nasceu, cresceu

Onde mora a vovozinha

Quando estou lá, imagino

Minha mãe pequenininha

Que brincava com a turma

Pula corda e amarelinha.

Me contava mil histórias

Sobre as coisas que fazia

Que deu beijo num menino

Que gostava da minha tia

Pena que eu não tenho irmã

Pra fazer o que mãe fazia.

César Obeid.

Criança poeta: quadras, cordéis

e limeriques

. São Paulo: Editora do Brasil,

2016. p. 6.

j)

i 

 jeção

k)

ja 

 tar

l)

o 

 bro

m)

pe 

 samento

n)

po 

 bo

o)

sa 

 dálias 

p)

ta 

 bor

q)

te 

 poral

2.

Circule a palavra que não pertence ao grupo.

tempero

sensato

vento

ontem

samba

dente

tampa

tempo

bambu

lâmpada

manga

também

mingau

ombro

mundo

onda

TEXTO 2

1.

Leia as informações do quadro a seguir.

1

o

As crianças

devem decidir

a ordem dos

jogadores.

2

o

Cada jogador, ao chegar

a sua vez, se coloca na

frente do diagrama, atira

a pedra na casa número

1, salta sobre a casa onde

está a pedra sem pisar na

linha, caindo com os dois

pés no 2 e no 3, com um

pé só no 4 e repetindo es-

sa sequência até o 10.

Disponível em:

https://vamosbrincar.org.br/

brincadeira/amarelinha-2. Acesso em: 12 mar. 2019.

a)

A que tipo de texto as informações do

quadro estão relacionadas? Como você

percebeu essa relação?

b)

Você já sabe de qual jogo se trata? Conhece

esse jogo? Se não, observe mais duas regras.

EF05LP09 e EF15LP02