

32
3.
Complete as palavras com
c
ou
ç
.
a)
cansa
o
b)
pes
o
o
c)
peda
o
d)
a
ique
e)
ilada
f)
ó
ega
PRODUÇÃO DE TEXTO
Texto narrativo
Agora, você escreverá um texto narrativo que
dê sequência à história de Laurinha apontando
uma solução para o conflito dessa personagem.
Planejamento
1.
Discuta com o professor e com os colegas
os seguintes itens:
●
Que tipo de linguagem vou empregar?
●
Qual será a forma do texto?
●
Para quem vou ler a história?
●
Onde o texto vai circular?
Escrita e revisão
1.
Comece o texto considerando o último tre-
cho do texto da página 28.
2.
Conte o que aconteceu após esse mo-
mento e como o problema foi soluciona-
do, se outras pessoas tomaram ou não
conhecimento do problema vivido pela
personagem.
3.
Depois de desenvolver a história, dê a ela
um final interessante.
4.
Redija as frases narrativas numa linguagem
formal e combine as palavras, de modo que
seu leitor consiga compreender o sentido
pretendido.
5.
Utilize no texto o discurso direto, observan-
do a pontuação e os verbos que introdu-
zem as falas dos personagens. Nessas falas,
EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP25 e EF35LP29
EF15LP05
EF35LP07 e EF35LP30
empregue palavras e expressões próprias
da linguagem informal.
6.
Como se trata de uma sequência do texto
lido, escreva seu texto em 3
a
pessoa.
Reescrita e edição
1.
Faça primeiramente um rascunho. Releia sua
história e, se necessário, reescreva as frases.
2.
Troque o texto com o de um colega. Discu-
tam o que é necessário alterar para que as
histórias fiquem interessantes. Peçam para
o professor corrigir as produções.
3.
Passe a limpo o texto e, se achar interes-
sante, acrescente uma ilustração que esteja
adequada à história.
4.
Faça mais uma leitura para conferir a orto-
grafia, a pontuação, a organização das fra-
ses, se a história tem início, meio e fim etc.
Apresentação
1.
Forme com os colegas um grande círculo na
sala e leia a sequência da história em voz alta.
2.
Fique atento ao tom da voz, à pronúncia
das palavras, à expressividade das frases,
de acordo com a pontuação que empregou
e com o sentido delas na história.
3.
No momento em que os colegas estiverem
se apresentando, escute-os com atenção,
respeite o tempo de leitura de cada um e,
depois, faça perguntas sobre a história se
tiver curiosidade sobre algum trecho.
4.
Com o professor e com a turma, organize
os textos no mural da sala.
Avaliação
Ainda em círculo, avaliem a atenção da tur-
ma no momento da apresentação: se as histó-
rias e as ilustrações despertaram o interesse, se
alguma história teve um final surpreendente, e
outros aspectos que queiram avaliar.
EF35LP18 e EF35LP20
EF15LP06 e EF15LP07