Table of Contents Table of Contents
Previous Page  32 / 33 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 32 / 33 Next Page
Page Background

32

3.

Complete as palavras com

c

ou

ç

.

a)

cansa 

 o

b)

pes 

 o 

 o

c)

peda 

 o

d)

 a 

 ique

e)

 ilada

f)

 ó 

 ega

PRODUÇÃO DE TEXTO

Texto narrativo

Agora, você escreverá um texto narrativo que

dê sequência à história de Laurinha apontando

uma solução para o conflito dessa personagem.

Planejamento

1.

Discuta com o professor e com os colegas

os seguintes itens:

Que tipo de linguagem vou empregar?

Qual será a forma do texto?

Para quem vou ler a história?

Onde o texto vai circular?

Escrita e revisão

1.

Comece o texto considerando o último tre-

cho do texto da página 28.

2.

Conte o que aconteceu após esse mo-

mento e como o problema foi soluciona-

do, se outras pessoas tomaram ou não

conhecimento do problema vivido pela

personagem.

3.

Depois de desenvolver a história, dê a ela

um final interessante.

4.

Redija as frases narrativas numa linguagem

formal e combine as palavras, de modo que

seu leitor consiga compreender o sentido

pretendido.

5.

Utilize no texto o discurso direto, observan-

do a pontuação e os verbos que introdu-

zem as falas dos personagens. Nessas falas,

EF35LP07, EF35LP08, EF35LP09, EF35LP25 e EF35LP29

EF15LP05

EF35LP07 e EF35LP30

empregue palavras e expressões próprias

da linguagem informal.

6.

Como se trata de uma sequência do texto

lido, escreva seu texto em 3

a

pessoa.

Reescrita e edição

1.

Faça primeiramente um rascunho. Releia sua

história e, se necessário, reescreva as frases.

2.

Troque o texto com o de um colega. Discu-

tam o que é necessário alterar para que as

histórias fiquem interessantes. Peçam para

o professor corrigir as produções.

3.

Passe a limpo o texto e, se achar interes-

sante, acrescente uma ilustração que esteja

adequada à história.

4.

Faça mais uma leitura para conferir a orto-

grafia, a pontuação, a organização das fra-

ses, se a história tem início, meio e fim etc.

Apresentação

1.

Forme com os colegas um grande círculo na

sala e leia a sequência da história em voz alta.

2.

Fique atento ao tom da voz, à pronúncia

das palavras, à expressividade das frases,

de acordo com a pontuação que empregou

e com o sentido delas na história.

3.

No momento em que os colegas estiverem

se apresentando, escute-os com atenção,

respeite o tempo de leitura de cada um e,

depois, faça perguntas sobre a história se

tiver curiosidade sobre algum trecho.

4.

Com o professor e com a turma, organize

os textos no mural da sala.

Avaliação

Ainda em círculo, avaliem a atenção da tur-

ma no momento da apresentação: se as histó-

rias e as ilustrações despertaram o interesse, se

alguma história teve um final surpreendente, e

outros aspectos que queiram avaliar.

EF35LP18 e EF35LP20

EF15LP06 e EF15LP07