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CONHECENDO O TEXTO

1.

O que há em comum entre o Texto 1, lido

anteriormente, e esse poema?

2.

O poema “As Histórias da minha mãe...” com-

põe-se de quantos versos e quantas estrofes?

3.

As ações de brincar e pular corda são atribuídas

a quem no poema?

4.

Assinale, entre os versos transcritos abaixo, os

que apresentam registros informais de uso da

linguagem.

Me contava mil histórias

Quando estou lá, imagino

Pra fazer o que mãe fazia.

Que brincava com a turma

5.

Que ideia o eu poético pretende passar ao

leitor ao empregar a palavra

mil

no verso “Me

contava mil histórias”?

6.

Releia estes versos do poema:

Pena

que eu não tenho irmã

Pra fazer o que mãe fazia.

A palavra

pena

, no contexto do poema,

tem sentido de:

 punição aplicada a alguém, condenação.

 piedade.

EF15LP02, EF35LP23 e EF35LP27

EF15LP02

EF05LP02

EF05LP02

peça de metal adaptada a uma caneta.

pesar, tristeza.

UM POUCO DE GRAMÁTICA

Til e cedilha

Vania Maia

Jo

ã

o comprou esta pa

ç

oca.

Na palavra

João

, há um sinal sobre a vogal

a

.

Esse sinal se chama

til

(

˜

).

Na palavra

paçoca

,

há um sinal debaixo do

primeiro

c

para lhe dar som de

ss

. Esse sinal se

chama

cedilha

(

ç

).

Usa-se cedilha no

c

antes de

a

,

o

e

u

.

Exemplos: moça, caroço, açude.

Não se usa cedilha no

c

antes de

e

e

i

.

Exemplos: cenoura, cinema.

ATIVIDADES

1.

Coloque o til nas palavras em que ele for

necessário.

a)

Nao devemos soltar baloes.

b)

O cidadao entrou no aviao.

c)

Meu irmao viajou de caminhao.

d)

Mamae costurou o botao no blusao do Joao.

2.

Use o til e a cedilha nas palavras em que eles

forem necessários.

a)

Meu coracao bate de felicidade.

b)

Este moco é irmao de Alice?

c)

Você saiu e nao pediu licenca.