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CONHECENDO O TEXTO
1.
O que há em comum entre o Texto 1, lido
anteriormente, e esse poema?
2.
O poema “As Histórias da minha mãe...” com-
põe-se de quantos versos e quantas estrofes?
3.
As ações de brincar e pular corda são atribuídas
a quem no poema?
4.
Assinale, entre os versos transcritos abaixo, os
que apresentam registros informais de uso da
linguagem.
Me contava mil histórias
Quando estou lá, imagino
Pra fazer o que mãe fazia.
Que brincava com a turma
5.
Que ideia o eu poético pretende passar ao
leitor ao empregar a palavra
mil
no verso “Me
contava mil histórias”?
6.
Releia estes versos do poema:
Pena
que eu não tenho irmã
Pra fazer o que mãe fazia.
●
A palavra
pena
, no contexto do poema,
tem sentido de:
punição aplicada a alguém, condenação.
piedade.
EF15LP02, EF35LP23 e EF35LP27
EF15LP02
EF05LP02
EF05LP02
peça de metal adaptada a uma caneta.
pesar, tristeza.
UM POUCO DE GRAMÁTICA
Til e cedilha
Vania Maia
Jo
ã
o comprou esta pa
ç
oca.
Na palavra
João
, há um sinal sobre a vogal
a
.
Esse sinal se chama
til
(
˜
).
Na palavra
paçoca
,
há um sinal debaixo do
primeiro
c
para lhe dar som de
ss
. Esse sinal se
chama
cedilha
(
ç
).
Usa-se cedilha no
c
antes de
a
,
o
e
u
.
Exemplos: moça, caroço, açude.
Não se usa cedilha no
c
antes de
e
e
i
.
Exemplos: cenoura, cinema.
ATIVIDADES
1.
Coloque o til nas palavras em que ele for
necessário.
a)
Nao devemos soltar baloes.
b)
O cidadao entrou no aviao.
c)
Meu irmao viajou de caminhao.
d)
Mamae costurou o botao no blusao do Joao.
2.
Use o til e a cedilha nas palavras em que eles
forem necessários.
a)
Meu coracao bate de felicidade.
b)
Este moco é irmao de Alice?
c)
Você saiu e nao pediu licenca.